Compartilhar:

Notícia que não se lê todo dia: André Janones, deputado federal, comparece sozinho à Câmara de Deputados

Enfoque Triângulo | 03FEV2019 | Da Redação | DDD034

André Janones surpreende e marca presença solitária na Câmara dos Deputados numa sexta, véspera de feriado prolongado | Foto: Divulgação

Jornal online de BH atesta a presença de André Janones como sendo o único deputado a comparecer na Câmara dos Deputados, em Brasília, ontem, sexta, véspera de feriado prolongado

A equipe do “BH Notícias”, jornal online da capital de Minas Gerais esteve na sessão de ontem, sexta, 01/03, na Câmara dos Deputados, em Brasília, para verificar o comparecimento dos Deputados à casa. Com a proximidade do Carnaval, muitos anteciparam o recesso, algo dentro do esperado em se tratando de legisladores.

Mesmo quarta-feira, 27/02, a maioria dos parlamentares compareceram apenas para registrar presença: “bateram o ponto” e viajaram. Alguns registraram presença às 6h da manhã e, antes das 7h já estavam no aeroporto indo para suas cidades de origem.

No último dia de expediente antes da festa, apenas 12 (doze), dos 513 Deputados Federais compareceram à casa e destes, apenas um estava presente no plenário da câmara no horário em que, tradicionalmente, acontecem as sessões chamadas de “não deliberativas”, onde os parlamentares utilizam a tribuna para seus discursos e debates.

O “estranho no ninho” era o Deputado Federal por Minas Gerais, André Janones (Avante), que aguardava solitário pela sessão, que acabou não ocorrendo por falta de quórum. O jovem deputado Janones, que está em seu primeiro mandato, disse que está aproveitando os dias de “calmaria”, para atender eleitores e estudar temas que considera importantes para o país, como a reforma da previdência:

“Ontem respondi a vários e-mails e ligações de eleitores. Hoje vim com a intenção de usar a tribuna para fazer algumas denúncias que recebi, envolvendo grandes empresários da mineração com atuação em Brumadinho, infelizmente não deu quórum, fica pra próxima. Agora vou aproveitar o recesso de Carnaval para me debruçar sobre o tema da reforma da previdência, pois pretendo me posicionar, contra ou a favor, assim que voltarmos às atividades”, declarou Janones.

A folga prolongada atrasa ainda mais os trabalhos do Legislativo. A Câmara não instalou até agora, por exemplo, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), colegiado por onde começará a tramitar a reforma da Previdência.

Na quarta feira, pouco depois, às 7h59, o deputado Altineu Côrtes (PR-RJ), que registrou presença em plenário, chegou ao aeroporto e disse que havia trabalhado fora do horário no dia anterior.

“Marquei presença e vim para o aeroporto porque hoje os projetos são sob acordo. Ontem fiquei até 23h30 trabalhando nas articulações do governo da reforma da Previdência. Às vezes a gente trabalha fora do horário”, afirmou.

Um estranho no ninho: Janones alone no plenário da câmara, em Brasília | Crédito: Jornal BH Notícias

Indagado se a viagem tinha algo a ver com o feriado de Carnaval, negou. “De forma alguma, até porque amanhã [quinta-feira (28)] de manhã estou voltando para Brasília. Volto 7h e vou embora amanhã, no fim do dia”, disse o deputado.

Segundo a Casa, essas sessões normalmente destinam-se a votar proposições sobre as quais há acordo para aprovação. A assessoria disse ainda que presença em sessões deliberativas é obrigatória, sob pena de desconto no subsídio do parlamentar faltoso.

Deputado bloqueado no Instagram

André Janones protagonizou junto ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, alguns embaraços e rusgas recentemente no tocante ao caso “Brumadinho”, cujos os ânimos foram arrefecidos apenas quando o chefe de Estado bloqueou Janones no Instagram. 

Janones reagiu e sugeriu que Zema trabalhe em vez de ficar bloqueando pessoas na rede social. O mais interessante é que Zema e Janones “trocaram afagos” durante a campanha de 2018 e pareciam ter sinergia política. 

 

 

* Com a colaboração do Jornal BH Notícias